Investigação e Desenvolvimento

O projeto LEO permitirá aos fabricantes de forno de tamanho pequeno a médio e padarias para explorar um resultado de investigação chave do projeto concluído FP6 EU-FRESHBAKE, "Procura de pães cozidos de fresco com qualidade nutricional melhorada e de baixa energia para benefício do consumidor e do Meio Ambiente " (Projeto no. 036302, FP6 FOOD-2004-T0).

O resultado a ser explorado pelo projeto LEO consiste numa tecnologia de infravermelhos para efeitos de cozedura no âmbito da panificação.

Foi construído um protótipo de forno de lares por Oniris e a utilização de, apenas, lâmpadas infravermelhas para o aquecimento foi demonstrado com sucesso para cozer a massa durante o projeto EU FRESHBAKE. Em comparação com um forno de cozedura normalizada, o passo de pré-aquecimento com o forno protótipo necessitou entre 20-40% menos de energia específica com um ganho de tempo de até 70%. A invenção foi patenteada em 2009 por Oniris (WO 2011/006955-A2).

Apenas o demonstrador de escala laboratorial de forno de tecnologia de baixa energia foi investigado durante o projeto de EU FRESHBAKE. No entanto, o projeto LEO permitirá o fabrico de protótipos e respetivos testes in situ em padarias francesas e alemãs. Também uma avaliação do seu impacto no ciclo de vida social, económica e ambiental, de acordo com o Sistema de Base de Dados Internacional de Referência sobre o Ciclo de Vida que será realizada, e um estudo de mercado e planos de negócios completos serão desenvolvidos em estreita relação com todos os intervenientes da cadeia de valor para maximizar o alcance da tecnologia no mercado.

Este novo forno infravermelho de baixa energia tem um excelente potencial para exploração comercial no mercado bake-off. Pequenas e médias empresas representam uma parte significativa - 40% - de padarias bake-off europeias. E a maioria dessas padarias utilizam fornos de produção média semelhante ao forno túnel previsto no projeto LEO. Também protótipos de forno de lares serão fabricados para abranger as pequenas padarias artesanais tradicionais que representam a maior parte da indústria de panificação Europeia. O gráfico abaixo apresenta fontes reais de fornecimento de pão fresco na Europa. Em 2013, estima-se que os padeiros artesanais representarão 62% do mercado, mesmo que, constante em queda, permanecem a principal fonte de fornecimento de pão fresco na Europa.

rd

Gráfico da tecnologia de cozedura por infravermelho do LEO (por exemplo, Extrato da patente WO 2011/006955-A2)

Próximos eventos

Bulpek, 11-14 November 2015
Europain, 5-9 February 2016

FP7 LEO Newsletter

eu
This project has received funding from the European Union's Seventh Framework Programme for research, technological development and demonstration under grant agreement no 613581.


Copyright (c) FP7 LEO - 2014. All rights reserved.
The views and opinions expressed in this website are purely those of the writers and may not in any circumstances be regarded as stating an official position of the European Commission.
Designed by joomla2you.com