Sumário do Projeto

O objetivo geral do projeto LEO (Fornos de Baixa Energia) é desenvolver três tipos: i) forno de lar, ii) forno ventilado e iii) forno túnel - com base numa tecnologia similar para reduzir o consumo de energia e economizar tempo durante o processo de cozedura para um grupo-alvo mais amplo (padaria artesanal e intervenientes bake-off). A tecnologia de infravermelhos LEO irá proporcionar uma redução global de energia entre 20-40% e pode ser utilizada num processo de duas etapas (pré-aquecimento e / ou cozedura). A tecnologia pode ser aplicada a pão parcialmente cozido (bake-off) e pão totalmente cozido no local (lojas grossistas e padarias artesanais).

O projeto LEO visa construir protótipos para futura comercialização através de PME’s envolvidas na produção/ fabrico de fornos (Ircon e Ramalhos), demonstrar a sua eficiência pelas padarias do consórcio PME (BPA e Die Havenbäcker), com o apoio dos parceiros de IDT (SIK e Oniris) e os prestadores de serviços às PME (Lempa, Blonk e Intelligentsia).

Em resumo projeto LEO trata dos seguintes objetivos estratégicos:

- Permitir a exploração dos resultados do projeto FP6 UE-FRESHBAKE com base em novas catividades de P&D
- Desenvolver e demonstrar três fornos prontos de IR para comercialização no mercado
- Realizar uma avaliação do ciclo de vida ambiental, social e económica em linha com IRLCD propor fornos de conceção ecológica
- Apoiar o desenvolvimento da indústria de panificação, composto por um grande conjunto de PME
- Incentivar a participação das PME no projeto e oferecer-lhes uma vantagem competitiva: a produção de uma nova tecnologia forno de cozimento, usando um forno inovadora com o objetivo de reduzir custos e tempo, participando no desenvolvimento de negócios de uma nova, inovadora e promissora tecnologia.

Próximos eventos

Bulpek, 11-14 November 2015
Europain, 5-9 February 2016

FP7 LEO Newsletter

eu
This project has received funding from the European Union's Seventh Framework Programme for research, technological development and demonstration under grant agreement no 613581.


Copyright (c) FP7 LEO - 2014. All rights reserved.
The views and opinions expressed in this website are purely those of the writers and may not in any circumstances be regarded as stating an official position of the European Commission.
Designed by joomla2you.com